sábado, 15 de janeiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE  A TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO

Comecei o ano de 2011 debaixo de um comando de Deus para 21 dias de jejum. No momento em que escrevo estou no 14º dia. Vendo a tragédia que se abateu sobre a região montanhosa do Rio de Janeiro, tive um nível de discernimento que quero compartilhar com você. 


Alguém já se deu conta de que não foi apenas uma encosta que desmoronou, mas várias encostas, em várias cidades, ao mesmo tempo?

Numa mesma noite, aconteceram deslizamentos de terra em diversas encostas na região montanhosa do Rio. Foi como se alguém à distância contasse até três e acionasse uma bomba. Buuum! Tudo veio abaixo. Coincidência? Creio que não.

Creio sinceramente que há um componente espiritual por trás disso. Não quero aqui espiritualizar a tragédia e eximir culpados. Pelo contrário. Sou defensor de que políticas públicas urgentes precisam ser feitas, não só no Rio mas em todo o Brasil a fim de se evitar ou ao menos amenizar tragédias como essa. Cito como exemplo a minha própria cidade, Vitória-ES, cercada por morros. Na minha adolescência quase todo verão aconteciam deslizamentos que traziam muita dor e sofrimento ao povo. Hoje, depois de sucessivas administrações, quando se desenvolveram projetos eficientes nos morros da cidade, o número de deslizamentos caiu radicalmente e muitas mortes têm sido evitadas.

Portanto, amados, não quero minimizar nada, o que quero é dizer que somente o desenvolvimento de políticas públicas não basta. É preciso uma ação espiritual que só a igreja pode efetuar. Sou um profeta de Deus e pelo encargo que me pesa nos ombros não posso me calar: a raiz da tragédia que aconteceu no Rio e de inúmeras outras que têm acontecido na nossa nação nos últimos anos (veja que são muitas) é uma só: PECADO.

A sociedade brasileira tem passado por um processo que chamo de “europeização”. A mente humanista tem dominado. Temos aceitado como comuns práticas que antes condenávamos e chamávamos de pecado. Pois bem, nós podemos mudar, mas o Senhor não muda e nem os seus princípios eternos. Infelizmente, até a igreja tem se contaminado. Disputas pelo poder, por dinheiro etc. O Senhor me mostrou o texto em Isaías 24. Confira:

“Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores... a terra pranteia e se murcha... na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna” (Is.24: 1,4,5).

Claro que a profecia de Isaías não era algo específico para o Brasil, mas o que quero ressaltar aqui é o princípio nela contida: o pecado contamina a terra em que vivemos. No caso do Brasil, a terra está contaminada por causa do nosso pecado, a começar pela igreja. Se não tomarmos uma atitude espiritual agora, outras catástrofes ainda piores acontecerão. O Brasil é conhecido por não ter terremotos e tufões, pois eu lhes digo que se não tomarmos uma atitude radical agora, em breve veremos essas tragédias atingindo nossa nação.

Só há um jeito de reverter esse quadro: com arrependimento e confissão. Precisamos urgentemente convocar a nação para um tempo de jejum e arrependimento. Algumas ações têm sido efetuadas, como o The Call Brasil e outros, mas ainda são ações pontuais.  Precisamos de algo em que realmente toda a nação se arrependa. No ano passado tivemos o exemplo do Haiti, que realizou uma das maiores ações coletivas de arrependimento pelo pecado. O Brasil precisa de algo semelhante.

Fica aqui a minha advertência e o meu apelo a todos que querem realmente ver essa nação transformada. Arrependimento e confissão urgentes.

No amor do Senhor,

Pr. Candido Junior

Um comentário: