sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Halloween, Uma Festa Nada Inocente

Nos últimos anos tem se difundido no Brasil uma festa que em nada tem haver com a cultura brasileira: O Halloween. Muito popular nos Estados Unidos, essa festa tem sido amplamente divulgada através de desenhos e filmes especialmente voltados para as crianças e adolescentes. Tudo parece muito inocente, as crianças se fantasiando de bruxinhos e pedindo doces. Mas, o que é, de fato, o Halloween?

O Halloween originou-se como “Sanhaim” entre os povos Celtas e os Druidas na Grã-Bretanha, entre 600 a 800 AC. "Sanhaim" significava “festa dos mortos”. Para os Celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

O papa Gregório III miscigenou a tradição Celta com a cultura pagã romana, trazendo a ênfase ao “Dia de Todos os Santos” entre 30 de Outubro a 2 de Novembro, o que mais tarde se tornou o “Dia de Finados” ou do “culto aos mortos”. Então, a relação original desta celebração é intrinsecamente ligada com “espírito de morte e mortos”. Neste tempo, passou a celebrar-se a All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos) que abreviou-se apenas Halloween.

Hoje em dia grupos satanistas fazem da festa o seu principal momento durante o ano. Muitos testemunhos de ex-satanistas descrevem rituais macabros, que incluem sacrifícios humanos. Por tudo isso, então, temos que ficar alertas. Cuidado com os desenhos “inocentes” e filmes que entram dentro da sua casa divulgando esta festa. Esse é um tempo para a igreja estar em oração, vigiando em todo o tempo.

“E não quero, irmãos, que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (I Co.10:20,21).

No amor do Senhor,

Pr. Candido Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário