sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A ESTAÇÃO DE TABERNÁCULOS

Bem vindos à estação de Tabernáculos. É chegado a vós o Reino de Deus.

Tabernáculos é a estação do Reino, a estação do Messias. É um tempo de festa, de alegria, porque se vislumbra no horizonte a glória de Deus, a plenitude do Reino em nossas vidas.

Quando o povo de Deus saiu do Egito, ele habitou em tendas, em tabernáculos (sucot – hebraico). Mas, o mais impressionante é que o próprio Deus providenciou uma cobertura para eles: “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho” (Ex.13:21).

A nuvem os protegia,os acolhia, mas, principalmente, lhes apontava o caminho. E qual era o caminho? Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo. 14:6). O caminho aponta para o Pai, para o Rei, para o Reino de Deus e a sua plenitude.

Eles estavam no deserto, mas sabiam que aquele era um tempo provisório. Sabiam que o destino deles era Canaã, era a terra onde Israel se estabeleceria finalmente como nação, como um reino, onde o Rei seria o próprio Iavé. Por isso Tabernáculos aponta para o Reino. A festa não é para celebrar o deserto, a festa é para celebrar a esperança do Reino que está por vir.

Amados, assim como o povo de Israel habitou em tendas antes de poderem viver a plenitude de serem estabelicidos como nação, como reino, assim nós habitamos hoje em tabernáculos temporários até que a plenitude do reino se estabeleça em nós e através de nós. Persevere na esperança, na firmeza e na alegria de servir ao Senhor.

Que venha o Senhor, que venha o Messias e a plenitude do Reino sobre nós. Aleluia! Maranata! Vem Senhor Jesus!

“Quão boas são as tuas tendas, ó Jacó! Quão boas são as tuas moradas, ó Israel” (Nm.24:5).

“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!” (Sl.84:2).

Feliz festa de Sucot!


Pr. Candido Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário