quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O TEMOR DO SENHOR

O temor de Deus é uma expressão amplamente utilizada na Bíblia, porém, pouco estudada. O que queremos dizer quando afirmamos: “irmão fulano é um homem temente a Deus” ou “Ali vai uma mulher que teme ao Senhor”. Afinal, o que é temer ao Senhor, ou melhor, o que a Bíblia quer dizer quando usa essa expressão? Será que eu posso me considerar alguém que teme ao Senhor?

A Bíblia utiliza numerosas palavras para denotar temor. As mais comuns são: yir’â, “reverência”; e pahadh e môrã, ambas com o significado de “temor, terror”. No sentido de relacionamento com Deus, vemos que o significado básico é o da reverência, ou seja, alguém que teme a Deus é alguém que tem um profundo sentimento de reverência para com o Pai. É o temor de Deus que nos capacita a reconhecermos sua autoridade, obedecermos seus mandamentos e aborrecer e evitar toda a forma de mal ( Jr.32:40; Gn.22:12; Pv.16:6).

Um dos livros que mais nos fala a respeito do temor de Deus é Provérbios. Ali encontramos algumas definições. O temor do Senhor é: aborrecer o mal (8:13); fonte de vida (14:27); conduz à vida (19:23). Vejamos outros aspectos do temor de Deus mencionados na Bíblia...

(Continua na próxima semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário