quinta-feira, 14 de outubro de 2010

POR QUE NÃO VOTAR EM DILMA

Olá amados. Interrompo aqui a série de mensagens que vinha publicando para tratar de um tema de suma importância: as eleições presidenciais no Brasil. Vivemos dias decisivos para o nosso futuro e de nossos filhos. Como um profeta que sou, não posso me calar. Fui jornalista durante 10 anos, sempre atuando na área política. Ao longo deste tempo aprendi algumas coisas importantes que quero compartilhar com você.

Existem três formas básicas de se analisar um candidato. A primeira delas, e mais superficial, é aquela que se baseia no carisma, na estampa do candidato. Infelizmente, a maioria da população decide seu voto através desta forma de análise. O eleitor procura alguma identificação com o candidato. Se lhe pareceu alguém agradável, alguém confiável, que lhe causou uma boa impressão, então vota nele. Esse eleitor se torna então presa fácil para os marqueteiros políticos, que criam verdadeiros personagens para ganhar votos. Foi o caso do “Lulinha Paz e Amor”, é o caso da Dilma e da maioria dos candidatos nestas eleições.

A segunda forma de analisar um candidato é através do seu programa de governo. Esta é uma forma mais abrangente mas ainda não tão profunda. Nela o eleitor estuda as propostas apresentadas pelo candidato para as diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública etc. Essa análise é importante, mas ainda é superficial porque um candidato pode facilmente “fabricar” um programa de governo com base em pesquisas de opinião pública e, assim, elaborar propostas que serão muito atraentes para o eleitor mas que não serão colocadas em prática no seu governo. É assim que verificamos inúmeras promessas de campanha que nunca são cumpridas.

A terceira forma de análise, e a mais profunda de todas, é quando se identifica o que determinado candidato REPRESENTA. A democracia é um sistema representativo. Eu elejo alguém que vai me representar, tomar decisões em meu lugar. Ninguém chega a uma candidatura ao Executivo, por exemplo, sozinho. Esta pessoa representa, em síntese, três elementos: um conjunto de idéias ou ideologia que chegará ao poder caso ela vença; um conjunto de práticas que se tornarão usuais, caso ela vença; e um conjunto de pessoas ou grupo social, que estará nos postos de comando, caso ela vença.

Por que não votar na Dilma? Porque, no campo das idéias, Dilma representa o inchaço do governo e da máquina pública; representa a continuidade de programas como o de combate à homofobia, que tenta ensinar a nossos filhos ainda crianças e pré-adolescentes a aceitar o homossexualismo como algo normal na sociedade; representa o apoio às políticas para a legalização do aborto.

No campo das práticas, representa a continuidade de um relacionamento perverso com o Congresso Nacional na base dos “mensalões”, dos dólares na cueca, na meia, em maletas. Representa o combate à liberdade de expressão, principalmente à expressão da mídia jornalística e da expressão religiosa. Leis que tentam limitar o tempo dos programas religiosos na TV; que proíbem portar objetos ou símbolos religiosos, como a Bíblia, por exemplo, em locais públicos; que tentam amordaçar padres e pastores para não falarem o que pensam a respeito de questões como homossexualismo e aborto.

Representa ainda a aproximação do país com ditadores e regimes autoritários, como Hugo Chaves, na Venezuela, e Mahmoud Ahmadinejad, no Irã. Representa ainda o apoio criminoso às Farc e ao terrorismo internancional.

No campo das pessoas e grupo social que ocuparão os postos chaves da nação caso Dilma chegue ao poder, temos: José Dirceu, Delúbio Soares, José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Fernando Collor, Michel Temer e tantos e tantos outros já devidamente conhecidos no nosso país.

Por tudo isso, amados, chegamos à seguinte conclusão: não podemos votar na Dilma. Ainda que José Serra não represente os nossos sonhos e anseios para a nação, no momento, ele é a nossa única opção. Não vote em branco, porque a tendência é que com isso você esteja ajudando a Dilma a se eleger.

No primeiro turno votamos para construir o melhor, no segundo, votamos para evitar o pior. Pense nisso.

Um abraço,

Pr.Candido Junior

"Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos" (Jr.32:39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário